Sábado – Pense por si

Cancro: “Quando tenho a prótese, não sou diferente”

Vanda Marques
Vanda Marques 09 de março de 2021 às 20:00

Pode parecer um tema secundário, quando se recebe um diagnóstico de cancro, mas a autoestima e o bem-estar são determinantes nestes casos. Cláudia Piloto dedica-se a melhorar a vida das mulheres que passam por este processo.

"As pessoas deixam de sorrir para nós." É desta forma que a psicóloga Cristina Sá Carvalho descreve a reação de muitas pessoas perante os doentes com cancro. "Não querem ver-nos. Há sempre uma angústia no olhar." A psicóloga teve um cancro na mama e diz que sentia sempre a pena no olhar das pessoas e chegou a ouvir comentários mais duros. "Deixa-me cá ver se ainda está bonita." O que se responde perante um comentário desses? "Fica-se a olhar e pensamos: 'Com esta não volto a encontrar-me.' Temos de nos proteger."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.