Sábado – Pense por si

Cancro de mama: Do amor entre irmãs nasceu uma "Rosinha"

Lucília Galha
Lucília Galha 06 de novembro de 2024 às 23:00

A prótese artesanal, feita com meias de mousse e sementes de milho, destina-se a mulheres mastectomizadas. É doada gratuitamente a quem precisar.

Numa só noite teve a ideia e no dia seguinte foi logo comprar os materiais necessários. A seguir correu para casa da sua irmã Salomé, a do meio (são três), para experimentar nela e ver o resultado. Ainda guarda o registo fotográfico desse momento: “Foi uma euforia, eu nem estava a acreditar, ela parecia que tinha duas maminhas nas costas, perfeitas”, descreve Maria do Carmo Janes, 54 anos, a mais velha. Foi assim, por um “impulso emocional”, que há quatro anos foi criada uma prótese artesanal para mulheres mastectomizadas. Aquele que nasceu como um gesto de amor fraternal acabou por se tornar uma resposta para que muitas pessoas se sintam melhor com o seu corpo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.