Sábado – Pense por si

Cancro de mama: Do amor entre irmãs nasceu uma "Rosinha"

Lucília Galha
Lucília Galha 06 de novembro de 2024 às 23:00

A prótese artesanal, feita com meias de mousse e sementes de milho, destina-se a mulheres mastectomizadas. É doada gratuitamente a quem precisar.

Numa só noite teve a ideia e no dia seguinte foi logo comprar os materiais necessários. A seguir correu para casa da sua irmã Salomé, a do meio (são três), para experimentar nela e ver o resultado. Ainda guarda o registo fotográfico desse momento: “Foi uma euforia, eu nem estava a acreditar, ela parecia que tinha duas maminhas nas costas, perfeitas”, descreve Maria do Carmo Janes, 54 anos, a mais velha. Foi assim, por um “impulso emocional”, que há quatro anos foi criada uma prótese artesanal para mulheres mastectomizadas. Aquele que nasceu como um gesto de amor fraternal acabou por se tornar uma resposta para que muitas pessoas se sintam melhor com o seu corpo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro