Sábado – Pense por si

Cancro de mama: Do amor entre irmãs nasceu uma "Rosinha"

Lucília Galha
Lucília Galha 06 de novembro de 2024 às 23:00

A prótese artesanal, feita com meias de mousse e sementes de milho, destina-se a mulheres mastectomizadas. É doada gratuitamente a quem precisar.

Numa só noite teve a ideia e no dia seguinte foi logo comprar os materiais necessários. A seguir correu para casa da sua irmã Salomé, a do meio (são três), para experimentar nela e ver o resultado. Ainda guarda o registo fotográfico desse momento: “Foi uma euforia, eu nem estava a acreditar, ela parecia que tinha duas maminhas nas costas, perfeitas”, descreve Maria do Carmo Janes, 54 anos, a mais velha. Foi assim, por um “impulso emocional”, que há quatro anos foi criada uma prótese artesanal para mulheres mastectomizadas. Aquele que nasceu como um gesto de amor fraternal acabou por se tornar uma resposta para que muitas pessoas se sintam melhor com o seu corpo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.