Sábado – Pense por si

Bastidores: Muitas histórias

João Carlos Silva
João Carlos Silva 28 de junho de 2017 às 17:00

Os que sobreviveram têm dificuldade em falar sobre a EN 236-1, onde morreram 47 pessoas. Chamam-lhe “a” estrada. O trânsito já corre por ali normalmente

Percorremos muitos quilómetros para escolher para si 100 petiscos imperdíveis – e encontrámos muitas histórias e personagens  genuínas. Por exemplo, Zeca Pinhota, o dono da Taberna da Maré, em Portimão. Ia começar a almoçar quando lá chegámos e foi a almoçar que ouvimos as suas histórias, às vezes emocionado  quando falava de fotografias que tem na parede do restaurante. Numa aparecem os pais na fábrica de conservas São José, onde trabalhavam, noutra vê­-se a apanha do caranguejo, e numa maior está ele, com 8 anos (tem 66), de laço ao pescoço, na anual ida ao fotógrafo. É Zeca quem compra tudo o que serve no seu restaurante e vai diariamente ao mercado de Portimão. Põe   brio em tudo o que faz. Em tudo: até ajeitou as amêijoas para a fotografia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.