Sábado – Pense por si

Bastidores: Em cenário de guerra

João Carlos Silva
João Carlos Silva 20 de junho de 2017 às 17:00

Os nossos enviados encontraram uma paisagem familiar reduzida a cinzas e um cenário comparável a zonas de guerra por onde já passaram em reportagem

Na equipa de reportagem que enviámos para a zona de Pedrógão quando a tragédia se desenhou estão um conhecedor da região de há muitos anos (o editor Filipe Garcia) e dois jornalistas experimentados em cenários de aventura e guerra (os nossos colaboradores Tiago Carrasco e João Henriques), que estiveram juntos em projectos vários, como Até Lá Abaixo e A Estrada da Revolução, que deram livros e documentários. Filipe Garcia encontrou uma paisagem onde muitos dos pontos familiares tinham sido reduzidos a cinzas. Tiago Carrasco e João Henriques deram por eles a discutir se o cenário que tinham à sua frente era o pior que já tinham visto ou se rivalizava, por exemplo, com Aleppo, na Síria, por onde passaram em 2012. São deles os retratos saídos deste pesadelo que publicamos nesta edição.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.