Sábado – Pense por si

As 12 lições do Papa Francisco

Rita Garcia 13 de março de 2016 às 09:00

Seis meses bastaram para o mundo se render ao Papa Francisco, o homem que dá o exemplo e ensina a ser simples, tolerante e trabalhador. Aprenda a viver como Bergoglio - com a família, os amigos e um apurado sentido de humor

Há seis meses, espantou o mundo ao aparecer à varanda da Basílica de São Pedro com simples vestes brancas e sem os luxuosos paramentos que o Sumo Pontífice costuma usar depois da eleição. Foram apenas os primeiros sinais de que Jorge Mario Bergoglio, o Papa Francisco, estava disposto a fazer tudo de outra maneira, mais simples e próxima. A 19 de Março, no dia da missa de entronização, reforçou a atitude: quis que os ritos fossem mais curtos e recebeu um anel em prata, em vez do habitual, em ouro. Em meio ano, já deu provas de que quer uma Igreja virada para os pobres, que acolha os fiéis em vez de os hostilizar.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.