Sábado – Pense por si

A super-heroína da Índia

Lucília Galha
Lucília Galha 25 de dezembro de 2014 às 08:00

Chama-se Priya e representa todas as mulheres vítimas de violência e de discriminação. Uma banda desenhada quer despertar a sociedade para o problema.

Priya é a nova super-heroína da Índia em banda desenhada. Mas está muito longe de ser mais uma personagem convencional. Ela não salvou uma cidade do crime, não construiu uma armadura de ferro para vencer os vilões e também não tem superpoderes. O seu gesto heróico foi este: depois de ter sido vítima de uma violação brutal, e banida pela sua própria família, Priya não se calou. Teve a coragem de quebrar o silêncio, contar a todos o que lhe tinha acontecido e lutar contra a violência de género que existe na Índia – uma sociedade patriarcal onde as mulheres ainda são olhadas e tratadas como inferiores.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.