Sábado – Pense por si

“A segunda armada de Gama impunha o comércio com canhões”

Vanda Marques
Vanda Marques 11 de dezembro de 2024 às 23:00

O navio do tio de Vasco da Gama afundou-se em 1503 e foi descoberto em 1998. Falámos com David L. Mearns, responsável pela escavação

A equipa de David L. Mearns contou com o apoio da National Geographic para a escavação submarina. A Nau Esmeralda foi ao fundo e Vicente Sodré, tio de Vasco da Gama, morreu. Da madeira do navio pouco sobrou, como explica à SÁBADO, porque o material se decompõe facilmente na água, mas os artefactos que encontraram, como moedas portuguesas e o astrolábio, comprovam a sua autenticidade. “Este é um dos primeiros navios pré-coloniais alguma vez descobertos”, explica por Zoom. “Encontrámos até vestígios das especiarias, pequenos grãos de pimenta e cravinho.”

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.