Sábado – Pense por si

Investigação SÁBADO. Novas acusações contra Octávio Mateus

Cláudia Rosenbusch
Cláudia Rosenbusch 22 de dezembro de 2023 às 08:00

O paleontólogo caiu em desgraça na comunidade internacional, mas continua a orientar alunos e até integra júris das provas. A Universidade Nova de Lisboa diz que ainda não concluiu o inquérito disciplinar.

Oito meses depois de a Universidade Nova de Lisboa ter instaurado um inquérito disciplinar, na sequência de queixas de assédio sexual e más práticas científicas contra o paleontólogo Octávio Mateus, os alunos ainda esperam pelo desfecho do inquérito. Em declarações à SÁBADO confessam o “enorme receio” pelo poder que o docente continua a ter dentro da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Nova. “Se por um lado, a Nova deu a opção aos alunos que estavam a ser orientados por Octávio Mateus de poderem trocar de orientador, a verdade é que o professor continua a ser membro dos júris das provas”, diz à SÁBADO um investigador que pediu para não ser identificado.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.