Sábado – Pense por si

Chiado Editora, a máquina de fazer livros

André Rito
André Rito 04 de novembro de 2017 às 14:34

A maioria dos autores paga para publicar os próprios livros. Confuso? O conceito é de Gonçalo Martins, que lançou a Chiado Editora com 1.500 euros e hoje conduz um Ferrari

Estudava no último ano de Direito e trabalhava na Ikea quando decidiu criar o seu negócio: uma editora onde os autores têm de pagar para publicar os seus livros. Sem experiência no ramo, Gonçalo Martins despediu­-se da cadeia sueca, onde era responsável pelo sector da restauração, e investiu o último ordenado no projecto. Bastaram 1.500 euros para lançar os primeiros livros, em 2008. Sete anos depois, a Chiado Editora tornou-se um fenómeno comercial: é das marcas portuguesas com mais seguidores no Facebook (2,3 milhões), publica centenas de livros por ano e já chegou a um dos maiores mercados da língua portuguesa: o Brasil. Como? Já lá vamos.

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