Sábado – Pense por si

Quer viver bem? Cuide dos seus intestinos

Lucília Galha
Lucília Galha 08 de novembro de 2015 às 10:00

Doenças como a osteoporose ou o cancro estão relacionadas com desequilíbrios digestivos. Ou seja, se cuidar deste órgão aumenta as defesas e regenera o seu corpo. No livro O Intestino Feliz, a médica espanhola Irina Matveikova fala desta e de outras associações surpreendentes com o nosso interior mais embaraçoso – até agora, pelo menos.

Conversar sobre intestinos não é, à partida, particularmente atraente. E se aprofundarmos o tema e falarmos sobre os sons, o cheiro, ou sobre desarranjos intestinais, a coisa piora. Calma, não desista já. Porque também lhe podemos dizer que o intestino tem neurónios e um certo nível de memória. E que é possível combater a depressão com uma boa digestão. Ou mesmo que há crianças autistas que melhoram depois de uma revisão ao seu sistema digestivo. Já conseguimos a sua atenção?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.