Secções
Entrar

Saiba quais vão ser os presentes mais oferecidos neste Natal

18 de dezembro de 2016 às 10:55

Em Portugal, o gasto esperado para as épocas festivas é de cerca de 360 euros por agregado familiar, um ligeiro aumento pelo terceiro ano consecutivo, segundo um estudo da Deloitte divulgado esta segunda-feira

A menos de uma semana da véspera de Natal, multidões inundam as lojas para comprarem presentes para familiares ou amigos. Este ano, quais são os produtos que serão mais oferecidos? Segundo um estudo da Deloitte divulgado este segunda-feira, o que os portugueses mais vão oferecer nesta época natalícia são chocolates, roupa/calçado e livros.

De acordo com o Estudo de Natal 2016, os centros comerciais continuam a reunir a preferência dos consumidores portugueses para realizarem as suas compras entre os dias 1 e 24 de Dezembro, optando por hipermercados e supermercados apenas para compra de alimentos e brinquedos, enquanto nos outros países europeus onde o estudo foi realizado os formatos preferidos são as cadeias de retalho especializado e as lojas de rua.

Em Portugal, o gasto esperado para as épocas festivas é de cerca de 360 euros por agregado familiar, um ligeiro aumento pelo terceiro ano consecutivo, "depois de um período de queda iniciado em 2008, ano em que o consumo esperado foi de aproximadamente 640 euros por agregado familiar", sinaliza a consultora.

No entanto, desde 2014, o consumo declarado em Portugal é superior ao consumo esperado, indiciando que as expectativas dos portugueses poderão estar a ser "demasiado conservadoras".

Os portugueses identificam a diminuição do rendimento disponível e a conjuntura económica como os principais motivos para limitarem o seu consumo durante a época festiva.

Em média, 12% dos inquiridos em Portugal e 10% em toda a Europa afirma não pretender comprar presentes este ano.

O estudo da Deloitte avalia também a percepção dos consumidores relativamente ao estado actual da economia.

As expectativas de evolução da economia para 2017 são negativas na generalidade dos países europeus, mas em Portugal, e pela primeira vez desde 2009, os portugueses revelam-se menos pessimistas do que os europeus relativamente à evolução do seu poder de compra.

O estudo de Natal da Deloitte foi realizado em nove países europeus, entre 12 e 24 de Outubro de 2016, e incluiu 6580 consumidores (760 consumidores em cada um dos países), com idades entre os 18 e os 75 anos.

As conclusões do estudo baseiam-se em informação recolhida online através de um questionário estruturado para uma amostra controlada de indivíduos, realizado pela Deloitte.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela