Secções
Entrar

Parlamento congratula-se pela atribuição de Grammy latino a José Cid

22 de novembro de 2019 às 13:30

Grammy latino por excelência musical foi entregue ao cantor em Los Angeles, nos Estados Unidos. É atribuído "a artistas que fizeram contribuições de significado artístico excecional para a música latina".

A Assembleia da República congratulou-se esta quinta-feira com a atribuição do Grammy latino por excelência musical aJosé Cid, entregue ao cantor em novembro em Los Angeles, nos Estados Unidos.

O Parlamento aprovou, por unanimidade e em conjunto, dois votos de congratulação no mesmo sentido apresentados por PSD e CDS-PP.

O Grammy de Excelência Musical é atribuído "a artistas que fizeram contribuições de significado artístico excecional para a música latina", de acordo com informação disponível no 'site' da Academia Latina de Gravaçã.,

Além de José Cid, também Eva Ayllón, Joan Baez, Lupita D'Alessio, Hugo Fattoruso, Pimpinela, Omara Portuondo e José Luis Rodríguez "El Puma" receberam nessa ocasião o mesmo galardão.

O PSD destaca que, aos 77 anos de idade, José Cid continua a ser "um dos mais criativos autores e intérpretes nacionais, e mantém uma atividade intensa com temas que continuam a estar presentes no ouvido e na memória de várias gerações de portugueses"

"A Assembleia da República congratula-se e felicita José Cid pela conquista do Grammy de Excelência Musical que lhe foi atribuído pela Academia Latina de Gravação, reconhecendo a importância de José Cid no panorama da música nacional e internacional, ao longo de uma brilhante carreira", destacam os sociais-democratas.

Já o CDS-PP propôs ao parlamento congratular José Cid pelo Grammy recebido e louvar o cantor pela sua carreira de mais de meio século de sucessos e de marcas ímpares para a história da música portuguesa.

Nascido a 4 de fevereiro de 1942, José Cid iniciou o seu percurso na música aos 14 anos quando integrou o agrupamento musical "Os Babies". Aos 17 anos compôs a sua primeira canção, "Andorinha". O primeiro álbum a solo é lançado em maio de 1971. "20 Anos", um dos seus maiores êxitos, surge em 1973.

"Um Grande. Grande Amor", "A Pouco e Pouco", "Como Macaco Gosta de Bananas", "A Cabana Junto à Praia", "Cai Neve em Nova Iorque", "Ontem, Hoje e Amanhã", "A Rosa Que Te Dei" são alguns dos êxitos do cantor.

José Cid representou Portugal nos festivais da OTI, em 1979 e no da Eurovisão, em 1980, depois de ter vencido o da RTP, ao qual concorreu várias vezes. Com a canção "Ontem, hoje e amanhã" foi um dos premiados no Festival Yamaha, em Tóquio, em 1975.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela