Leão XIV: O vermelho, o ouro, o anel e o relógio digital
O novo pontífice optou pela tradicional vestimenta papal que Francisco recusou, num sinal de simplicidade. O norte-americano recuperou a mozeta encarnada, a estola com bordados dourados, os sapatos encarnados e o colar com a cruz de ouro. Mas acrescentou um toque moderno ao traje.
Para se apresentar na varanda da basílica de São Pedro, o norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, como onovo Papa, com o nome de Leão XIV, vestiu-se na Sala das Lágrimas (o nome deriva das intensas emoções vividas pelos papas recém-eleitos), que fica junto ao altar da Capela Sistina. Leão XIV - o pontífice número 267 da história, depois de um conclave curto ao fim de quatro votações - tinha três batinas de diferentes tamanhos e sete pares de sapatos – este Papa recuperou os sapatos encarnados em contraposição com Francisco, que optou pelos pretos. O calçado simboliza o sangre de Cristo e o seu sacrifício. Todas as vestes foram feitas pelo alfaiate italiano Raniero Mancinelli.
Pouco mais de uma hora depois, Leão XIV apresentou-se ao mundo, com a tradicional vestimenta papal que, em 2013, o seu antecessor, Francisco, recusou, optando apenas pela simplicidade da batina branca, que tem 33 botões que representam a idade de Cristo, sem ornamentos, e um fio em prata com uma cruz. Desde o pontificado de Pio V, no século XVI, os papas começaram a usar o branco como sinal de pureza, humildade e serviço.
A estola que Francisco não quis
O novo Papa usou a mozeta vermelha, capa curta usada sobre os ombros (Francisco preferiu uma branca), que representa liderança espiritual, e a estola dourada, que simboliza o poder supremo do Papa e sua sujeição a Deus. O bordado da estola é conhecido como "os quatro evangelistas". A peça tem um forte valor simbólico e histórico: foi introduzida em 1914, no pontificado de Bento XV, e depois usada por João Paulo II na sua primeira aparição. Com o tempo, o acessório original desgastou-se e foi substituído por uma réplica, a mesma usada por Bento XVI em 2005 — e agora reutilizada por Leão XIV. Francisco não usou a estola dos quatro evangelistas na sua apresentação, mas vestiu a faixa nas celebrações de Natal no Vaticano.
Por último, o norte-americano também tinha no dedo o anel do pescador, que representa o apóstolo Pedro, primeiro Papa, que foi pescador antes de seguir Jesus. O acessório é único para cada Santo Padre e é destruído quando o pontificado termina. Leão XIV acrescentou um toque moderno ao traje papal ao utilizar um relógio digital, redondo e bracelete de silicone, como se via ao saudar os fiéis na Praça de São Pedro. Segundo os especialistas, a forma como se apresentou vestido e o colar com a cruz de ouro, que representa o cargo e a dignidade, o novo Papa afasta-se da simplicidade de Francisco, sendo um sinal do que pode caracterizar o seu pontificado.
Edições do Dia
Boas leituras!