Secções
Entrar

Leão XIV: O vermelho, o ouro, o anel e o relógio digital

Sónia Bento 09 de maio de 2025 às 14:28

O novo pontífice optou pela tradicional vestimenta papal que Francisco recusou, num sinal de simplicidade. O norte-americano recuperou a mozeta encarnada, a estola com bordados dourados, os sapatos encarnados e o colar com a cruz de ouro. Mas acrescentou um toque moderno ao traje.

Para se apresentar na varanda da basílica de São Pedro, o norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, como onovo Papa, com o nome de Leão XIV, vestiu-se na Sala das Lágrimas (o nome deriva das intensas emoções vividas pelos papas recém-eleitos), que fica junto ao altar da Capela Sistina. Leão XIV - o pontífice número 267 da história, depois de um conclave curto ao fim de quatro votações - tinha três batinas de diferentes tamanhos e sete pares de sapatos – este Papa recuperou os sapatos encarnados em contraposição com Francisco, que optou pelos pretos. O calçado simboliza o sangre de Cristo e o seu sacrifício. Todas as vestes foram feitas pelo alfaiate italiano Raniero Mancinelli.  

AP Photo/Domenico Stinellis

Pouco mais de uma hora depois, Leão XIV apresentou-se ao mundo, com a tradicional vestimenta papal que, em 2013, o seu antecessor, Francisco, recusou, optando apenas pela simplicidade da batina branca, que tem 33 botões que representam a idade de Cristo, sem ornamentos, e um fio em prata com uma cruz. Desde o pontificado de Pio V, no século XVI, os papas começaram a usar o branco como sinal de pureza, humildade e serviço.

A estola que Francisco não quis

O novo Papa usou a mozeta vermelha, capa curta usada sobre os ombros (Francisco preferiu uma branca), que representa liderança espiritual, e a estola dourada, que simboliza o poder supremo do Papa e sua sujeição a Deus. O bordado da estola é conhecido como "os quatro evangelistas". A peça tem um forte valor simbólico e histórico: foi introduzida em 1914, no pontificado de Bento XV, e depois usada por João Paulo II na sua primeira aparição. Com o tempo, o acessório original desgastou-se e foi substituído por uma réplica, a mesma usada por Bento XVI em 2005 — e agora reutilizada por Leão XIV. Francisco não usou a estola dos quatro evangelistas na sua apresentação, mas vestiu a faixa nas celebrações de Natal no Vaticano.

Por último, o norte-americano também tinha no dedo o anel do pescador, que representa o apóstolo Pedro, primeiro Papa, que foi pescador antes de seguir Jesus. O acessório é único para cada Santo Padre e é destruído quando o pontificado termina. Leão XIV acrescentou um toque moderno ao traje papal ao utilizar um relógio digital, redondo e bracelete de silicone, como se via ao saudar os fiéis na Praça de São Pedro. Segundo os especialistas, a forma como se apresentou vestido e o colar com a cruz de ouro, que representa o cargo e a dignidade, o novo Papa afasta-se da simplicidade de Francisco, sendo um sinal do que pode caracterizar o seu pontificado.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela