Secções
Entrar

Arqueólogos descobrem cidade com 3.500 anos no Peru

Luana Augusto 06 de julho de 2025 às 17:54

Investigadores conseguiram encontrar 18 estruturas, nomeadamente templos e complexos residenciais. Em alguns edifícios foram até descobertos objetos cerimoniais, esculturas de barro de figuras humanas e animais, e colares feitos de conchas.

Arqueólogos descobriram uma cidade antiga na província de Barranca, a norte do Peru.

AP Photo/Martin Mejia

Chamada Peñico, acredita-se que tenha 3.500 anos e servido como centro de comércio, que ligava as primeiras comunidades da costa da Pacífico às que viviam nas montanhas dos Andes e na bacia do Amazonas.

A comunidade de Peñico estava "situada num local estratégico para o comércio e para trocas com sociedades do litoral, das terras altas e da selva", disse a arqueóloga Ruth Shady à agência de notícias Reuters.

Localizada a cerca de 200 quilómetros a norte de Lima, situa-se a cerca de 600 metros acima do nível médio do mar. Acredita-se que tenha surgido entre 1.800 e 1.500 a.C., na mesma época em que floresciam as primeiras civilizações no Médio Oriente e na Ásia.

Depois de oito anos de investigações no local, os arqueólogos conseguiram encontrar 18 estruturas, nomeadamente templos e complexos residenciais. Em alguns edifícios foram até descobertos objetos cerimoniais, esculturas de barro de figuras humanas e animais, e colares feitos de conchas.

Os cientistas dizem agora que esta descoberta pode esclarecer o que aconteceu com a civilização mais antiga das Américas.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela