Secções
Entrar

A Serpente. Serial killer que inspirou série da Netflix vai ser libertado

Débora Calheiros Lourenço 22 de dezembro de 2022 às 07:00

Aos 78 anos Charles Sobhraj, que está ligado a 20 mortes, vai ser deportado para França. Na prisão, casou com a filha do advogado - 44 anos mais nova.

Oserial killerA Serpente, que inspirou uma série transmitida na Netflix, vai ser libertado de uma prisão no Nepal após ter cumprido 19 anos de prisão no país. A libertação de Charles Sobhraj foi ordenada pelo Supremo Tribunal do Nepal e espera-se que regresse a França, por ter nacionalidade francesa. 

Twitter

Charles Sobhraj está ligado à morte de 20 turistas ocidentais na Índia e Tailândia ocorridos na década de 1970. Ficou conhecido comoA Serpentepor atrair os turistas e drogá-los, de forma a conseguir roubá-los e matá-los.

Foi encontrado na Índia, onde foi condenado a uma sentença de duas décadas. No entanto, os anos passados na prisão de Deli foram recheados de luxo: Charles Sobhraj subornou os guardas com pedras preciosas e grandes quantias de dinheiro para que conseguisse ter regalias e dava até várias entrevistas a jornalistas ocidentais, nas quais não tinha qualquer problema em descrever todos os detalhes dos crimes.

Estas entrevistas levaram à criação de várias séries e documentários, incluindoThe Serpent, que demonstra a forma como os mochileiros que percorriam trilhos na Índia e Tailândia eram os seus principais alvos.

https://youtu.be/lHI5Q5GeEoc

Em 1986, deu uma festa na sua "ala de luxo" indiana e conseguiu escapar da prisão após drogar os guardas. Contudo, acabou por ser apanhado em Goa pouco depois. 

Depois de acabar de cumprir a pena, em 1997, regressou a Paris onde continuou a viver uma vida de luxo e cobrava muito dinheiro para dar entrevistas.

Em 2003 decidiu voltar ao Nepal. Um jornalista fotografou-o ao pé do casino Katmandu e Charles Sobhraj voltou a ser preso, uma vez que sobre ele recaía um mandado de detenção pendente devido ao homicídio da norte-americana Connie Jo Bronzich e do canadiano Laurent Carriere. Passado um ano, acabou por ser condenado a prisão perpétua.

Em 2008, Charles Sobhraj acabou ainda por se casar na prisão com Nihita Biswas, uma nepalesa 44 anos mais nova e filha do seu advogado.

Esta quarta-feira, o Supremo Tribunal do Nepal determinou que Charles Sobhraj devia ser libertado, uma vez que já tem 78 anos. O advogado e sogro explicou que "dentro de 15 dias vai ser deportado". "Da prisão vai ser enviado para uma cela no serviço de imigração" e de seguida, vai voltar a França.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela