Sábado – Pense por si

Pedro Pena Bastos - próxima estrela Michelin?

Diogo Lopes 21 de novembro de 2016 às 07:00

O jovem responsável pelo restaurante da Herdade do Esporão, no Alentejo, é destacado por vários chefs como um forte candidato Michelin

Não existem muitos (para não dizer quaisquer) chefs em Portugal a trabalhar da mesma forma que o jovem responsável pela cozinha da Herdade do Esporão. Na carta do restaurante de Pedro Pena Bastos não se encontra qualquer reintrepretação disto ou daquilo, essa não é a premissa da sua cozinha. Por se ver isolado em pleno interior Alentejano, refém daquilo que cresce e é cultivado à volta, o chef de 25 anos constrói os seus pratos pensando primeiro no produto e só depois o mistura e serve. Para esta filosofia - conhecida como cozinha terroir, muito parecida com a dos países nórdicos - se fazer valer, ajuda bastante ter uma horta e criar animais na Herdade, de tal forma que 80% daquilo que é servido vem dos arredores. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.