Sábado – Pense por si

Obituário: Paul Bocuse, o pai da nouvelle cuisine

Ágata Xavier 31 de janeiro de 2018 às 12:27

Para ele não existia cozinha tradicional ou moderna, apenas boa. O precursor da nouvelle cuisine aboliu os molhos que afogavam o sabor dos alimentos e serviu a primeira refeição do Concorde

Capitão, Papa, o Pai daNouvelle Cuisine. Os epítetos sucedem-se para descrever o homem que equilibrava um chapéu extremamente alto na cabeça, enquanto desequilibrava a cozinha francesa: Paul Bocuse. Anthony Bourdain agradeceu-lhe pela melhor refeição que comeu na vida, numa das várias mensagens que invadiram as redes sociais no sábado, 20, quando o ministro do Interior da França, Gérard Collomb, noticiou a morte de Bocuse, aos 91 anos, no mesmo quarto onde também nascera, que ficava por cima do L'Auberge du Pont de Collonges, o seu restaurante com três estrelas Michelin em Collonges-au-Mont-d'Or, nos arredores de Lyon.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.