Sábado – Pense por si

Do mar à mesa entre Labruge e Vila Chã

Filipa Vaz Teixeira 23 de agosto de 2020 às 10:00

Entre os concelhos de Matosinhos e de Vila do Conde há uma faixa de terra de restaurantes e tasquinhas que é uma espécie de santuário gastronómico para muitos bons comensais

Basta o sol brilhar radiante para se adensar o movimento em redor das grelhas de Lavra, Labruge, Angeiras e Vila Chã. Por aqui encontram-se alguns nomes icónicos da restauração do Norte litoral que, de boca em boca, foram conquistando fiéis seguidores sedentos de petiscar o melhor que o mar tem para lhes dar. Há desde as típicas tascas, genuínas na traça e no modo de servir, a boas adaptações contemporâneas, que juntam o saber das gentes do mar à inventividade dos chefs e à cuidada decoração. Quase todas estão localizadas em cima da praia, com o areal aos pés e uma vista que dá vontade de esticar um almoço até ao pôr do sol ou de antecipar o jantar para apanhar os últimos raios laranja do dia. Batemos à porta de seis destes restaurantes e saímos de lá regalados.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.