Sábado – Pense por si

Do mar à mesa entre Labruge e Vila Chã

Filipa Vaz Teixeira 23 de agosto de 2020 às 10:00

Entre os concelhos de Matosinhos e de Vila do Conde há uma faixa de terra de restaurantes e tasquinhas que é uma espécie de santuário gastronómico para muitos bons comensais

Basta o sol brilhar radiante para se adensar o movimento em redor das grelhas de Lavra, Labruge, Angeiras e Vila Chã. Por aqui encontram-se alguns nomes icónicos da restauração do Norte litoral que, de boca em boca, foram conquistando fiéis seguidores sedentos de petiscar o melhor que o mar tem para lhes dar. Há desde as típicas tascas, genuínas na traça e no modo de servir, a boas adaptações contemporâneas, que juntam o saber das gentes do mar à inventividade dos chefs e à cuidada decoração. Quase todas estão localizadas em cima da praia, com o areal aos pés e uma vista que dá vontade de esticar um almoço até ao pôr do sol ou de antecipar o jantar para apanhar os últimos raios laranja do dia. Batemos à porta de seis destes restaurantes e saímos de lá regalados.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.