Sábado – Pense por si

Pico: a ilha de que se fala

Ricardo Santos
Ricardo Santos 06 de abril de 2022 às 11:00

Turismo rural, natureza, património, gastronomia, sustentabilidade e tradições. A segunda maior ilha dos Açores está na moda e fomos perceber porquê.

O processo de descoberta da ilha do Pico como destino turístico por cidadãos nacionais e estrangeiros ganhou forte impulso em julho de 2004, quando a UNESCO considerou a Paisagem da Cultura da Vinha, nas freguesias de Criação Velha e Santa Luzia, como Património da Humanidade. A distinção trouxe gente, negócio e responsabilidade, ajudando a mostrar que há muito mais para descobrir por aqui do que apenas o ponto mais alto de Portugal e a observação de cetáceos. Seja pelo turismo, graças a projetos como o das Casas Açorianas (Associação de Turismo Rural) ou pela fixação de novos residentes na ilha, o Pico está em transformação.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.