Sábado – Pense por si

João Tordo: "Gostava de conhecer o Japão, mas não como turista"

Sónia Bento
Sónia Bento 22 de junho de 2025 às 10:00

É um viajante atípico, que não faz turismo. Conhece a Europa quase toda, mas agora viaja mais cá dentro.

João Tordo já viajou muito, viveu alguns anos em Londres e Nova Iorque, mas confessa que hoje não viveria em nenhuma das duas cidades e que perdeu "energia física e mental" para viagens longas. O escritor, que faz 50 anos em agosto, conhece mais de 30 países, mas falta-lhe a Austrália, a Grécia e o Japão, onde gostava de passar uma temporada. Voltar à Costa Leste dos Estados Unidos é um desejo, mas vai protelando ao pensar nas horas que tem de estar dentro de um avião. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.