Sábado – Pense por si

Volta a Portugal: Rui Vinhas defende hoje a amarela

O português Rui Vinhas (W52-FC Porto) defende hoje a liderança da 78.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, ao longo dos 153,2 quilómetros da quinta etapa, entre Lamego e Viseu

Um dia depois de o espanhol Gustavo Veloso, bicampeão da Volta, ter vencido no alto da Senhora da Graça, em Mondim de Basto, e se ter aproximado de Vinhas, os dois dragões partem para esta tirada instalados nas duas primeiras posições da geral.

O luso Jóni Brandão (Efapel), vice em 2015, terceiro na Senhora da Graça e na classificação, a 3.04 minutos de Vinhas, é a principal ameaça ao domínio azul e branco da geral, numa tirada com cinco contagens de montanha, entre as quais se destaca a Serra de São Macário, aos 92,5 quilómetros.

Além dos 7,9 quilómetros da subida estreante no percurso da Volta, cotada como primeira categoria, tal como a Senhora da Graça, pelotão vai enfrentar montanhas em Bigorne (40,6), de segunda categoria, e em Pousada (17,4), Carranqueira (61,3) e na Serra da Arada (103,7), todas de terceira.

Depois das duas etapas pelas estradas transmontanas, a caravana da Volta a Portugal arranca de Lamego às 13:10 e tem chegada prevista a Viseu às 17:20, disputando ainda a metas volantes de Lamego (22,4), Sul (84,2) e Bodiosa (136).

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.