Sábado – Pense por si

Sindicato dos Profissionais da PSP pede aumento de efectivo

O Sindicato dos Profissionais de Polícia considerou que a PSP "precisa urgentemente" de formar mais polícias para a carreira de chefes e aumentar admissões.

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) considerou hoje que a PSP "precisa urgentemente" de formar mais polícias para a carreira de chefes e aumentar "de forma significativa" o número de admissões.

Em comunicado, o SPP adianta que solicitou ao Ministério da Administração Interna (MAI) e à direcção nacional da Polícia de Segurança Pública que se inicie rapidamente o terceiro curso de chefes e que seja aumentado "de forma significativa" o número de admissões, para que a PSP "possa dar uma resposta adequada às reais necessidades operacionais".

O sindicato refere que, além da falta de elementos, verifica-se na PSP "um claro envelhecimento da carreira de chefes", carreira que não regista nova admissões nos últimos anos, tendo apenas ocorrido saídas.

Além do alargamento do número de admissões no curso de chefes, o SPP considera ainda fundamental que este curso de formação passe a ser anual, à semelhança do que já acontece na carreira de oficiais.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.