Sábado – Pense por si

Sauditas compram 110 mil milhões em armas aos EUA

20 de maio de 2017 às 16:24
As mais lidas

O anúncio foi feito no primeiro dia de uma visita oficial do presidente norte-americano, Donald Trump, a Riade

Um responsável da Casa Branca anunciou hoje contratos de venda de armas no valor de 110 mil milhões de dólares (98,2 mil milhões de euros) à Arábia Saudita, um aliado tradicional dos Estados Unidos.

O anúncio foi feito no primeiro dia de uma visita oficial do presidente norte-americano, Donald Trump, a Riade, primeira etapa da sua primeira viagem ao estrangeiro.

"O presidente e o secretário de Estado [Rex] Tillerson vão assistir a uma cerimónia de assinatura de quase 110 mil milhões de dólares" de acordos militares, disse o responsável, citado pela agência France-Presse.

Estes acordos visam "apoiar a longo prazo a segurança da Arábia Saudita e da região do Golfo face às ameaças do Irão", acrescentou, sem dar pormenores sobre os acordos.

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.