"Não há qualquer indício de que os maiores fogos tenham sido causados por mão criminosa", disse, sobre a informação usada em várias publicações em redes sociais.
A polícia do estado australiano de Victoria afirmou hoje não existir qualquer prova de origem criminosa nos incêndios que estão a devastar o país, ao contrário de notícias divulgadas por jornais conservadores.
Uma porta-voz da polícia negou que 183 pessoas tinham sido detidas por provocar os incêndios das últimas semanas, informação divulgada por jornais da News Corp de Rupert Murdoch, de acordo com a imprensa australiana.
"Não há qualquer indício de que os maiores fogos tenham sido causados por mão criminosa", disse, sobre a informação usada em várias publicações em redes sociais.
A mesma fonte policial explicou que as notícias usaram estatísticas anuais, em alguns casos relativas a um período que terminou em setembro de 2019, "muito antes dos atuais fogos".
A mesma informação foi confirmada pela polícia em Queensland, que negou as mais de 100 alegadas detenções no estado.
A polícia de Queensland afirmou que o número abrange um período muito maior do que os atuais fogos e inclui casos em que não houve fogos postos, mas violações de proibição total de fogo.
Já em Nova Gales do Sul, a polícia confirmou a detenção de 24 pessoas por provocarem deliberadamente incêndios, tendo o serviço de incêndios florestais local confirmado que os maiores fogos foram desencadeados por trovoadas em conjugação com a seca.
Não há ainda um número total de detidos por provocar fogos nas últimas semanas.
Polícia australiana nega que incendiários sejam a principal causa dos fogos
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Agora existem os neo-fascistas. E Steve Bannon é um deles. E a sua influência global é enorme. E em Portugal os seus discípulos não se encontram apenas no Chega.
Para perceber se uma pessoa gosta de si ou não, perceba se ela quer estar ou não perto de si. Outra pista é o tempo que demora a responder a uma mensagem, email ou chamada, o tempo indica a importância que tem para essa pessoa.