Sábado – Pense por si

Paulo Macedo anuncia mais 28 Unidades de Saúde Familiar até ao final do ano

O ministro da Saúde garante que em quatro anos o número de utentes sem médico de família diminuiu e acredita que ainda irá reduzir mais

O ministro da Saúde anunciou hoje que até ao final do ano vai abrir mais 28 Unidades de Saúde Familiar (USF) e deixar em construção cerca de 20 centros de saúde, a serem inaugurados já pelo próximo Governo.

 

Falando na Comissão Parlamentar de Saúde, a última em que participa nesta legislatura, Paulo Macedo recordou que durante a sua governação foram abertas 117 USF e adiantou que durante o ano de 2015 serão abertas mais 28, estando prevista para "os próximos dias" a publicação da portaria correspondente.

 

"Deixaremos em construção, em obra, cerca de 20 centros de saúde. Há-de ser o novo Governo a inaugurá-las, que a mim não me vêem em cerimónias de arranque de obras, de lançamento das primeiras pedras", afirmou, numa resposta directa à deputada socialista Luísa Salgueiro.

 

Quanto ao médico de família, Paulo Macedo sublinha que foi possível em quatro anos diminuir o número de utentes sem médico de família e adiantou que este número irá diminuir ainda mais graças aos internos que estão a concluir a formação.

 

"A grande diminuição do número de utentes sem médicos de família vem do número significativo de internos que estarão a prestar serviço nas USF e cuidados de saúde personalizados".

 

Assim, considera que a falta de médicos de família para cerca de 700 mil pessoas possa ser suprida em dois anos.

 

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.