Sábado – Pense por si

Novo decreto para atribuição de vistos gold foi aprovado hoje

O ministro Luís Marques Guedes diz que para o processo ser retomado só fica a faltar a publicação pelo Presidente da República

O Governo aprovou esta quinta-feira o decreto regulamentar que executa as alterações na Lei de Estrangeiros e que vai permitir voltar a atribuir vistos gold (dourados), processo suspenso desde 1 de Julho, afirmou o ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares.

 

"Espero que se retome a normalidade na apreciação dos processos até porque, como se sabe, o mecanismo de autorização de residência foi, em termos comparativos com outros países, um caso de sucesso e seria lamentável se Portugal, por força das vicissitudes, de um caso de polícia, perdesse este comboio de investimentos e que fosse desviado para outros países", afirmou Luís Marques Guedes, em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros.

 

Segundo o governante, para que o processo de atribuição de vistos gold possa ser retomado fica apenas a faltar a publicação pelo Presidente da República do decreto regulamentar aprovado hoje em Conselho de Ministros, que completa o processo legislativo das Autorizações de Residência por Investimento.

 

"O Governo quer que com a provação da nova lei e do novo regulamento se caminhe para a retoma do volume de investimento que vinha conhecendo", declarou.

 

As alterações feitas na Lei de Estrangeiros pretendem reforçar oportunidades mais alargadas de investimento e ao mesmo tempo os instrumentos de fiscalização externa e interna dos procedimentos, segundo o comunicado do Conselho de Ministros. 

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.