Sábado – Pense por si

Novas denúncias de abusos sexuais de crianças por capacetes azuis na RDCongo

A Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (Monusco) revelou novas denúncias de abusos sexuais de crianças alegadamente cometidos por soldados tanzanianos que integram a missão

A Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo (Monusco) revelou novas denúncias de abusos sexuais de crianças alegadamente cometidos por soldados tanzanianos que integram a missão.

"Essas acusações estão a ser investigadas minuciosamente e, se forem comprovadas, serão tomadas medidas imediatas. Os presumíveis autores receberam ordens para permanecer no seu acampamento durante a investigação", informou a Monusco num comunicado divulgado na sexta-feira à noite.

As queixas foram recebidas no passado dia 23 de marco e imediatamente foi destacada uma equipa para investigar estes alegados casos na aldeia de Mavivi, perto de Beni no leste da República Democrática do Congo.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.