
Barco pega fogo e vira-se na República Democrática Congo. 107 pessoas morreram
Outras 146 estão desaparecidas.
Outras 146 estão desaparecidas.
Os corpos dos hipopótamos foram vistos a flutuar nos últimos dias no lago Edward, na fronteira com o Uganda, e num rio afluente perto das cidades de Vitshumbi, Nyakakoma, Lunyasenge e Kyavinyonge.
Apesar de os rebeldes conquistarem a cidade de Goma, o exército do Uruguai comunicou que as forças armadas da RDCongo e o M23 chegaram a um acordo de cessar-fogo mediado pela missão das Nações Unidas.
"Portugal tem atualmente um 'stock' de vacinas contra o vírus mpox e está na disposição de ceder entre 10% a 15% deste 'stock' de vacinas", indica o gabinete tutelado por Ana Paula Martins.
A DGS explica que "todos os casos reportados em Portugal são da clade I IIb do vírus monkeypox, não tendo sido identificado nenhum caso pela clade I".
Na quinta-feira, depois de ter sido registado na Suécia o primeiro caso de uma variante mais contagiosa e perigosa da doença, a OMS alertou para a possibilidade de serem detetados na Europa outros casos importados de mpox, anteriormente conhecida como varíola dos macacos.
As províncias de Kivu Sul, Kivu Norte, Tshopo (leste), Équateur, Nord-Ubangi, Tshuapa, Mongala (norte) e Sankuru (centro) são as mais afetadas.
Anúncio, que permitirá desbloquear fundos para o acesso às vacinas e uma resposta continental, surge na véspera de uma reunião do comité de emergência da OMS para avaliar se deve ser declarado o nível mais elevado de alerta sanitário a nível internacional, em resposta a esta doença.
A Organização Mundial da Saúde afirmou ter recebido relatos de casos em 26 países durante o último mês.
Advogados mandatados por Kinshasa alegaram em processo que os minerais são "transportados para fora da RDCongo e, em particular, para o Ruanda", onde a sua origem é ocultada.
Os grupos armados foram responsáveis por 45% das violações dos direitos humanos documentadas (com 334 violações), "incluindo execuções sumárias de pelo menos 253 pessoas, incluindo 57 mulheres e 21 crianças".
Droga inclui monóxido de carbono e azoto, a que são acrescentados suplementos alimentares.
Felix Tshisekedi decidiu atribuir jipes de luxo a cada um dos 500 deputados da República Democrática do Congo, uma oferta no valor de 27 milhões de dólares que não está prevista no orçamento do país.
Médicos Sem Fronteiras alertam para a necessidade de "fornecer água potável segura à população, porque a cólera é endémica na área e representa uma grande ameaça para todas as pessoas" que vivem em Goma, no nordeste da República Democrática do Congo.
O conflito na República Democrática do Congo deixou 3.400 pessoas mortas, deslocou 1,4 milhões de pessoas e forçou 35.000 a procurar refúgio em Angola.
Autorizações de residência expiraram alegadamente por causa de falhas dos serviços consulares portugueses em Kinshasa.