Sábado – Pense por si

Milhares de cavalos-marinhos apreendidos em França

Cerca de 2.000 cavalos-marinhos, peixes em vias de extinção, foram descobertos mortos e secos em França em encomendas postais enviadas da Guiné Conacri com destino ao Vietname

Os peixes ósseos, uma espécie protegida em vias de extinção, foram descobertos "mortos e secos", "num saco de plástico no interior das encomendas" provenientes da Guiné-Conacri que deveriam ser encaminhadas para Hanói, no Vietname, por via aérea. 

"Entre 28 de Julho e 8 de Agosto deste ano, as autoridades aduaneiras do serviço postal de Chilly-Mazarin", na região parisiense, "apreenderam consecutivamente 800 e 1.200 cavalos-marinhos (...) escondidos em várias encomendas postais", informaram em comunicado.

Os cavalos-marinhos, protegidos pela convenção de Washington relativa aos comércio internacional das espécies de fauna e flora selvagens ameaçadas de extinção (CITES), são "frequentemente" detectados em encomendas postais, disse à AFP Olivier Gourdon, o chefe da divisão dos serviços aduaneiros de Paris-oeste.

Estas espécies marinhas são geralmente expedidas de África com destino a países asiáticos como a China, Japão ou Vietname, acrescentou, onde são utilizados na medicina tradicional chinesa, devido a supostas propriedades terapêuticas e afrodisíacas. 

As espécies descobertas em Chilly-Mazarin devem ser destruídas.

Cerca de 19.000 cavalos-marinhos secos foram apreendidos em Fevereiro do ano passado no aeroporto de Roissy (Paris), numa remessa comercial proveniente de Madagáscar com destino a Hong Kong. As autoridades aduaneiras estimaram essa apreensão em cerca de 200.000 euros.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.