Sábado – Pense por si

Marcelo promulga diploma contra trabalho forçado apesar das "fortes dúvidas"

10 de agosto de 2016 às 17:20
Capa da Sábado Edição 30 de setembro a 6 de outubro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 30 de setembro a 6 de outubro
As mais lidas

O Presidente da República promulgou o diploma contra o trabalho forçado, apesar das "fortes dúvidas" da sua "efectiva capacidade de enfrentar" este problema

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o diploma contra o trabalho forçado, apesar das "fortes dúvidas" da sua "efectiva capacidade de enfrentar" este problema, optando por concordar com o "objectivo invocado" pela Assembleia da República.

"Apesar das fortes dúvidas acerca da efectiva capacidade de o presente diploma enfrentar os verdadeiros problemas do trabalho forçado (…),atendendo ao objectivo invocado de disciplinar os abusos do trabalho temporário, o Presidente da República promulgou o diploma que combate as formas modernas de trabalho forçado", lê-se numa nota publicada na página da Presidência da República.

Ainda assim, para Marcelo Rebelo de Sousa, enfrentar o trabalho forçado "exigiria uma estratégia integrada, devidamente informada, com ratificação de instrumentos da Organização Internacional de Trabalho (OIT) e adopção de um plano envolvendo a Administração Pública, os Parceiros Sociais e demais entidades da Sociedade Civil".

Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão.