Sábado – Pense por si

Klose, maior goleador dos Mundiais, diz adeus ao futebol

Foram 16 golos. Jogador prepara-se para frequentar uma formação de treinador

O avançado alemão Miroslav Klose, melhor marcador em fases finais do Mundial, oficializou o final da sua carreira e vai assumir um cargo na selecção alemã, anunciou hoje a Federação Alemã de Futebol (DFB).

Klose, de 38 anos, tornou-se o melhor marcador em fases finais de Mundiais em 2014, no Brasil, edição em que atingiu a marca de 16 golos, superando um recorde (15) que pertencia ao brasileiro Ronaldo. O alemão marcou cinco em 2002, outros tantos em 2006, quatro em 2010 e dois em 2014.

De acordo com a DBF, o jogador vai efectuar uma formação de treinador, com o objectivo de integrar desde já a equipa liderada por Joachim Löw, o seleccionador dos actuais campeões do mundo.

O contrato de Klose com os italianos da Lazio terminou em Junho e o futebolista encontrava-se desde então sem clube.

Na sua carreira o internacional alemão, de origem polaca, passou por clubes como Kaiserslautern, Werder Bremen, Bayern Munique e Lazio.

O avançado, que foi o melhor marcador no Mundial2006 (cinco golos), teve a sua época mais produtiva em 2005/16, com 31 golos pelo Werder Bremen, 25 dos quais no campeonato, o que lhe valeu o título de melhor marcador na Bundesliga.

Klose conquistou um título mundial, com a selecção, mas conta também com títulos na Alemanha, dois campeonatos, duas taças, duas taças da Liga, uma supertaça, e uma Taça de Itália, com a Lazio.

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.