Sábado – Pense por si

Juncker optimista sobre acordo do Brexit para breve

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, acredita que haja um acordo entre Bruxelas e Londres para as condições do Brexit este mês ou em Novembro.

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse estar optimista quanto a um acordo entre Bruxelas e Londres para as condições do Brexit, a alcançar este mês ou em Novembro.

"Devemos distanciarmo-nos do cenário de um no deal [não acordo]. Não seria bom nem para a Grã-Bretanha nem para o resto da União", afirmou Juncker em entrevista a três jornais austríacos.

Questionado sobre se o acordo poderá ser alcançado antes da cimeira da União Europeia do próximo dia 18 e 19 de outubro ou se será necessário realizar uma cimeira extraordinária em Novembro, Juncker respondeu: "Tenho motivos para pensar que o potencial de aproximação entre ambos os lados aumentou nos últimos dias, mas não se pode prever se chegaremos a um consenso já em Outubro".

"Se não, será em Novembro", acrescentou. Juncker afirmou igualmente que deverá ser consensualizada uma declaração política que acompanhe o tratado de saída.

"Ainda não chegámos a esse ponto, mas permanece a nossa vontade de alcançar um acordo com o Governo britânico", declarou.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.