Sábado – Pense por si

Incêndios: Fogo em Cabeceiras de Basto em zona de difícil acesso

Um incêndio em Vilela, concelho de Cabeceiras de Basto, distrito de Braga, está a lavrar há oito horas numa "zona serrana de difícil acesso"

Um incêndio em Vilela, concelho de Cabeceiras de Basto, distrito de Braga, está a lavrar há oito horas numa "zona serrana de difícil acesso", estando a ser combatido por 54 operacionais, apoiados já por dois meios aéreos.

Em declarações à Lusa, o adjunto operacionais Carlos Guerra, da Autoridade Nacional da Protecção Civil, explicou que o fogo lavra numa "zona serrana de muito difícil acesso", e que teve início pela 1h14 da madrugada de hoje.

"Este é um novo incêndio, não tem a ver com os dos últimos dias no concelho de Cabeceiras de Basto. Foi um incêndio que começou num local de muito difícil acesso, e alguns dos sítios sem qualquer tipo de acesso. O combate durante a noite foi muito difícil e em alguns dos locais praticamente impossível", explicou o responsável.

De acordo com Carlos Guerra, pelas 9h00 estava a ser reforçado o s meios no terreno estavam a ser reforçados com meios terrestres e meios aéreos.

A estratégia passa por combater o fogo onde não é possível colocar veículos, explicou o adjunto de operações, reforçando que em algumas frentes onde o combate "é mais fácil a situação tenderá a melhorar rapidamente, enquanto nas outras o combate tornar-se-á mais moroso e difícil".

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.