Sábado – Pense por si

Homem mais rico da República Checa morre em acidente aéreo no Alasca

29 de março de 2021 às 10:32
As mais lidas

A revista norte-americana Forbes em 2019 situava Kellner no posto 73 da tabela dos mais ricos do mundo.

O multimilionário Petr Kellner, considerado o homem mais rico da República Checa, morreu num acidente de helicóptero no estado norte-americano do Alasca, noticiou esta segunda-feira a rádio pública Raiozurnal, de Praga.  

Segundo a emissora, o acidente ocorreu perto do glaciar Knik, a 80 quilómetros a leste de Anchorage, onde o empresário praticava heli esqui.

No helicóptero viajavam cinco pessoas.

Com uma fortuna estimada em quase dez mil milhões de euros, Kellner, 56 anos, encabeçava a lista de cidadãos checos mais poderosos do ponto de vista financeiro.

A revista norte-americana Forbes em 2019 situava Kellner no posto 73 da tabela dos mais ricos do mundo.

O grupo PPF, de que Kellner era o acionista maioritário com 99,93%, detém as empresas de comunicação social CME, que inclui a televisão NOVA -, a empresa de infraestruturas de telecomunicações CETIN, os bancos PPF Banka e Airbank, a companhia financeira Home Credit, a empresa de equipamentos da Skoda Transportation e a casa de apostas Sazka.

Kellner, pai de quatro filhos, também desenvolveu atividades no setor da educação, como a escola Open Gate, de Praga.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.