Sábado – Pense por si

Harden carrega Rockets no triunfo sobre os Warriors

Com uma excelente actuação, o base comandou a equipa de Houston na primeira vitória frente aos campeões, reduzindo a eliminatória para 2-1

James Harden, a maior figura dos Houston Rockets, ofereceu na quinta-feira a vitória dos texanos sobre os campeões Golden State Warriors, no terceiro jogo da ronda inaugural do playoff da Conferência Oeste da NBA.

O base fez jus ao estatuto de maestro dos Rockets, que venceram os Warriors, desfalcados do lesionado Stephen Curry, por 97-96, triunfo que permitiu aos anfitriões reduzir para 2-1 a desvantagem nesta eliminatória.

Autor do cesto decisivo em cima da "buzina", Harden reforçou a condição de grande figura deste confronto com os 35 pontos, mais nove assistências e oito ressaltos, uma exibição que Stephen Curry, considerado o melhor jogador da actualidade, acompanhou das bancadas.

A estrela dos Warriors, que já tinha falhado o segundo jogo, ainda não recuperou de uma lesão no tornozelo direito e não é certo que esteja em condições de disputar o quarto encontro, novamente no Toyota Center de Houston, no domingo.

O lituano Donatas Motiejunas foi quem mais ajudou Harden no difícil triunfo sobre os Warriors, terminando o encontro com um "duplo-duplo" de 14 pontos e 13 ressaltos.

"Órfãos" de Curry, os Golden State Warriors tiveram em Marreese Speights o jogador mais inconformado, com o extremo-poste a anotar nas estatísticas 22 pontos, enquanto Klay Thompson assinou 17 pontos e oito ressaltos.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.