Sábado – Pense por si

Gorbachov espera que eleição de Trump melhore relações entre Moscovo e Washington

"De ambas as partes depende a realização de avanços em assuntos-chave, tanto nas relações bilaterais, como internacionais", afirmou Mikhail Gorbachov

O último presidente da desaparecida União Soviética Mikhail Gorbachov disse hoje esperar que a eleição de Donald Trump como Presidente dos Estados Unidos possa contribuir para melhorar as relações entre Moscovo e Washington.

"Não descarto que, com o novo presidente dos Estados Unidos, as relações entre a Rússia e os EUA melhorem de maniera significativa", disse o ex-líder soviético, citado pela agencia Interfax.

Gorbachov defendeu ainda que a Rússia e os Estados Unidos devem estabelecer um "diálogo ao mais alto nivel, em particular sobre os principias vetores da política internacional".

"De ambas as partes depende a realização de avanços em assuntos-chave, tanto nas relações bilaterais, como internacionais", afirmou Mikhail Gorbachov.

"Talvez tenhamos de entender que muito depende, também, da posição da Rússia", adiantou.

Questionado sobre a falta de experiencia do presidente eleito dos Estados Unidos em política internacional, Gorbachev respondeu: "Irá adquiri-la. Com o trabalho chega a experiencia".

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.