Sábado – Pense por si

GNR deteve director de escola suspeito de extorquir colega

Caso aconteceu em Ponte de Lima. Professor ameaçara, através de conta de email fictícia, matar-lhe um familiar se não pagasse 50 mil euros

A GNR anunciou esta quarta-feira a detenção em Ponte de Lima de um director de escola, suspeito da prática de extorsão a um outro director do mesmo estabelecimento de ensino.

Fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo adiantou à Lusa que a detenção, na terça-feira, ocorreu quando o suspeito, de 31 anos, docente numa escola de Ponte de Lima, onde também desempenha funções de director pedagógico, foi levantar o dinheiro que tinha exigido à vítima, director-geral do mesmo estabelecimento de ensino, na data e no local que tinha previamente determinado".

Segundo aquela fonte, a operação, desencadeada na terça-feira às 13h45, pelo Núcleo de Investigação Criminal de Viana do Castelo, resultou de uma denúncia apresentada pela vítima, residente no distrito de Viana do Castelo, em finais de Outubro.

"O director-geral de um estabelecimento escolar, através de um email proveniente de uma conta de correio electrónico fictícia, criada especificamente com essa finalidade, foi constrangido a entregar 50 mil euros, sob pena de lhe ser assassinado um familiar caso a exigência não fosse cumprida".

A GNR adiantou que "na sequência da detenção foram realizadas três buscas: uma no local de trabalho do suspeito, outra na sua residência, e outra ao seu veículo, tendo as mesmas resultado na apreensão de dois computadores portáteis, um computador de secretária e um telemóvel".

O detido, residente em Ponte de Lima e sem antecedentes criminais, foi libertado e notificado para comparecer hoje, às 14h, no Ministério Público (MP) do Tribunal Judicial de Caminha.