Sábado – Pense por si

Frente Nacional com resultado "magnífico" nas eleições regionais

Partido liderado por Marine Le Pen à frente nas primeiras projecções. Segunda volta é a 13 de Dezembro

A líder da Frente Nacional francesa (FN, extrema-direita), Marine Le Pen, congratulou-se hoje com o "magnífico resultado" na primeira volta das eleições regionais, após as primeiras projecções que fornecem uma ampla vantagem ao seu partido.

Marine Le Pen considerou que os resultados divulgados, e que fornecem entre 27,2% e 30,8% à sua formação, provam que a FN "é sem qualquer dúvida o primeiro partido da França".

No seu discurso, a líder da FN assegurou ainda que o seu partido "é a única frente verdadeiramente republicana", e apelou a "todos os patriotas franceses" para se unirem em torno da FN na segunda volta, que decorre no próximo domingo, antes de denunciar o que definiu de "campanha de calúnias e intimidação" contra o seu partido.

Primeiras projecções dão vitória em seis regiões

A Frente Nacional (extrema-direita) venceu em pelo menos seis regiões em 13 na primeira volta das eleições regionais, com um resultado nacional recorde entre 27,2% e 30,8%, segundo as primeiras projecções.

As projecções indicam ainda que os Republicanos, de Nicolas Sarkozy (direita), e o Partido Socialista (PSF) garantiam as posições seguintes imediatas.

Os dois partidos mais votados em cada região protagonizam uma nova disputa eleitoral no próximo domingo.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.