Sábado – Pense por si

Filipa Martins garante presença nos Jogos Olímpicos

18 de abril de 2016 às 10:31
As mais lidas

Ginasta portuguesa assegurou a qualificação para a ginástica artística no evento teste que se realiza no Rio de Janeiro, onde também vai marcar presença Gustavo Simões

A portuguesa Filipa Martins assegurou uma das vagas femininas para a ginástica artística nos Jogos Olímpicos que estavam em disputa no evento teste, a decorrer no Rio de Janeiro.

A exemplo do que aconteceu na véspera com Gustavo Simões, também Filipa Martins não precisou que terminassem todas as subdivisões da competição para saber que iria ficar dentro das eleitas para o Rio 2016.

Competindo na terceira de quatro subdivisões, ficou com o objectivo muito bem encaminhado quando registou 14.133 pontos nas paralelas assimétricas, um dos melhores resultados entre todas as inscritas.

No salto marcou 13.766, no solo 13.275 e teve o seu resultado menos bom na trave olímpica, em que chegou aos 12.400.

Tal como Gustavo Simões, Filipa Martins vai ter no Rio de Janeiro a sua primeira presença olímpica, com Portugal a repetir o número de atletas de ginástica artística que levou há quatro anos aos Jogos - em Londres 2012, estiveram Manuel Campos e Zoi Lima.

Portugal ainda vai ter nos próximos dias no Aquece Rio, o evento teste da ginástica para os Jogos, mais três ginastas, na especialidade de trampolins: Ana Rente e Diogo Ganchinho (já olímpicos em Londres) e Diogo Abreu.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.