Sábado – Pense por si

Dezenas no mar e centenas no areal na despedida de surfista portuguesa

Dezenas de surfistas prestaram homenagem numa praia de Ponta Delgada à jovem promessa do surf Tânia Oliveira, açoriana que morreu no dia 1.

Dezenas de surfistas e centenas de outras pessoas prestaram homenagem este sábado, numa praia de Ponta Delgada, Açores, à jovem promessa do surf Tânia Oliveira, açoriana que morreu no dia 1 alegadamente intoxicada com monóxido de carbono.

Por volta das 11h30, constatou a agência Lusa, eram mais de 50 os surfistas no mar da praia das Melícias, conhecida como praia grande do Pópulo, tendo os desportistas feito um círculo e homenageado a jovem micaelense falecida na noite de ano novo.

No areal e no passeio de ligação à praia eram mais de duas centenas os presentes que quiseram prestar uma última homenagem à jovem açoriana, trazendo flores e, alguns, escrevendo numa das duas pranchas de Tânia Oliveira.

À Lusa, amigos da surfista visivelmente emocionados recordaram o "sorriso" da jovem, elogiaram os seus feitos desportivos, mas destacavam, sobretudo, a "saudade" da amiga.

A Polícia Judiciária (PJ) revelou a 2 de Janeiro que estava a investigar a morte da jovem, tendo aberto um inquérito para apurar as causas da sua morte.

A Federação Portuguesa de Surf definiu Tânia Oliveira, que foi campeã regional e vice-campeã nacional na modalidade, como "uma das mais jovens promissoras surfistas" de Portugal.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.