Sábado – Pense por si

Dez soldados desaparecidos em avalanche nos Himalaias

03 de fevereiro de 2016 às 15:13
As mais lidas

Soldados indianos patrulhavam um glaciar em Caxemira, que é designado como o campo de batalha mais alto do mundo

Equipas de socorro procuravam hoje 10 soldados indianos desaparecidos numa avalanche nos Himalaias, em Caxemira, do lado indiano da fronteira "de facto" com o Paquistão, anunciou um porta-voz do exército.

Os soldados foram surpreendidos pela avalanche ao amanhecer quando faziam uma patrulha num glaciar, o Siachen, a 5.800 metros de altitude, declarou o coronel S.D. Goswami.

O exército indiano patrulha o glaciar Siachen, por vezes designado como o campo de batalha mais alto do mundo, devido ao contencioso territorial sobre Caxemira entre a Índia e o Paquistão.

As avalanches e os deslizamentos de terra são frequentes na região no inverno, quando a temperatura pode descer até aos 60 graus Celsius negativos.

De acordo com as estimativas, cerca de 8 mil soldados morreram no glaciar desde 1984, não em combate, mas vítimas de avalanches, deslizamentos de terra, hipotermia, mal das montanhas (doença das alturas) ou ataque cardíaco.

Ajuizando

Naufrágio da civilização

"O afundamento deles não começou no Canal; começou quando deixaram as suas casas. Talvez até tenha começado no dia em que se lhes meteu na cabeça a ideia de que tudo seria melhor noutro lugar, quando começaram a querer supermercados e abonos de família".