Sábado – Pense por si

Dez soldados desaparecidos em avalanche nos Himalaias

Soldados indianos patrulhavam um glaciar em Caxemira, que é designado como o campo de batalha mais alto do mundo

Equipas de socorro procuravam hoje 10 soldados indianos desaparecidos numa avalanche nos Himalaias, em Caxemira, do lado indiano da fronteira "de facto" com o Paquistão, anunciou um porta-voz do exército.

Os soldados foram surpreendidos pela avalanche ao amanhecer quando faziam uma patrulha num glaciar, o Siachen, a 5.800 metros de altitude, declarou o coronel S.D. Goswami.

O exército indiano patrulha o glaciar Siachen, por vezes designado como o campo de batalha mais alto do mundo, devido ao contencioso territorial sobre Caxemira entre a Índia e o Paquistão.

As avalanches e os deslizamentos de terra são frequentes na região no inverno, quando a temperatura pode descer até aos 60 graus Celsius negativos.

De acordo com as estimativas, cerca de 8 mil soldados morreram no glaciar desde 1984, não em combate, mas vítimas de avalanches, deslizamentos de terra, hipotermia, mal das montanhas (doença das alturas) ou ataque cardíaco.

A fragilidade do que é essencial: proteger a justiça

A recente manifestação dos juízes e procuradores italianos, que envergaram as suas becas e empunharam cópias da Constituição nas portas dos tribunais, é um sinal inequívoco de que mesmo sistemas jurídicos amadurecidos podem ser alvo de ameaças sérias à sua integridade.

Jolly Jumper

Apoiando Marques Mendes, recuso-me a “relinchar” alegremente campanha fora, como parece tomar por certo o nosso indómito candidato naquele tom castrense ao estilo “é assim como eu digo e porque sou eu a dizer, ou não é de forma alguma!”.