Sábado – Pense por si

Daesh pede atentados: "É melhor e mais útil atacar civis"

O porta-voz do grupo extremista defende que qualquer ataque, por pequeno que seja, em casa do inimigo, é melhor do que um de grande dimensão nos territórios que controlam. Daesh pede ataques no Ocidente durante o Ramadão

O porta-voz do porta-voz do autoproclamado Estado Islâmico, Abou Mohamed al-Adnani, instou no sábado os seus seguidores a perpetrarem mais atentados no Ocidente, especialmente na Europa e Estados Unidos, no âmbito do mês sagrado do Ramadão, que começa em Junho.

Numa mensagem cuja veracidade não foi confirmada, al-Adnani afirmou que "é melhor e mais útil atacar civis", acrescentando que no Ocidente "não há inocentes".

A declaração tem 31 minutos de duração e foi difundida através das redes sociais. Aos apoiantes, o porta-voz do grupo extremista defende que qualquer ataque, por pequeno que seja, em casa do inimigo, é melhor do que um de grande dimensão nos territórios que controlam.

Na mensagem, o porta-voz do Estado Islâmico ataca os EUA, Rússia e Arábia Saudita, e também um dos seus principais inimigos no terreno na Síria, a Frente al-Nusra, filial do grupo Al Qaeda nesse país.

Por outro lado, num raro apelo à minoria muçulmana da Índia, o ISIS anunciou que planeia vingar as mortes de "irmãos" em Gujarat, estado natal de primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e em outras cidades do país.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.