Sábado – Pense por si

Costa alerta para "algoritmos controlados pelos oligarcas tecnológicos"

Lusa 22 de janeiro de 2025 às 12:12
As mais lidas

O presidente do Conselho Europeu considerou que "a democracia hoje está sob ataque" e que os populismos são alimentados "pelas desigualdades".

O presidente do Conselho Europeu, António Costa, disse hoje querer libertar os cidadãos da União Europeia (UE) dos "algoritmos controlados pelos oligarcas tecnológicos", denunciando um "ataque à liberdade de expressão e de informação".

EPA/OLIVIER HOSLET

Respondendo à presidente dos Socialistas & Democratas (S&D), Iratxe García, no Parlamento Europeu (PE) em Estrasburgo, em França, António Costa disse ser necessário utilizar a legislação da UE para "proteger os cidadãos, a liberdade de expressão e de informação, contra os algoritmos controlados pelos oligarcas tecnológicos".

"Este é também um combate pela liberdade", acrescentou o presidente do Conselho Europeu, que também é socialista.

António Costa considerou que "a democracia hoje está sob ataque" e que os populismos, por exemplo, são alimentados "pelas desigualdades".

"O efeito na qualidade de vida e do rendimento das pessoas é essencial para enfrentar as causas profundas do populismo", completou.

Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.