O alvo seria a carrinha de transporte de valores que naquela hora se preparava para transportar o dinheiro em caixa do hipermercado no Barreiro. Armados e vestidos com coletes à prova de bala, com um carro parado na zona de acesso à zona comercial, assaltantes foram surpreendidos pela PSP e o tiroteio foi imediato. Cinco dos assaltantes fugiram, um foi morto pela polícia, outro está ferido com gravidade. Do lado das autoridades, dois feridos ligeiros, segundo avança a SIC por ter sido atropelado pela viatura em fuga.
O alerta soou perto das 23h30, altura em que um carro de patrulha da PSP chegou aos acessos do hipermercado Continente no barreiro e a recepção foi sob disparos. "O carro patrulha tem marcas de projéctil. Os elementos da PSP, para se defenderem, usaram as armas de fogo e houve uma troca de tiros. Da troca de tiros resultou um morto e um ferido, que foi para o hospital, e presume-se que estejam cinco em fuga", disse o superintende Viola Silva.
Os dois agentes feridos - um por disparos outro por ter sido atropelado pelo carro dos assaltantes - foram os primeiros a chegar ao local e impediram que o assalto fosse bem sucedido e forçando a fuga por um descampado da zona rumo ao parque da cidade.
"Recuperámos uma pistola, um revolver, uma metralhadora e uma 'shotgun'. Neste momento estamos a tentar localizar os indivíduos. Foi uma situação muito grave, os assaltantes estavam fortemente armados e atacaram a PSP a tiro. É gente muito perigosa e é importante que os consigamos apanhar em breve", alertou Viola Silva antes de destacar que o equipamento apresentado pelos assaltantes - gorros, luvas, coletes à prova de bala e armamento pesado - como sinal de que se tratava de um roubo bem planeado.
A operação de caça aos restantes assaltantes está a ser levada a cabo pela Unidade Nacional de Combate ao Terrorismo.