Sábado – Pense por si

Autoridades evacuam localidade por alerta de tsunami

08 de setembro de 2017 às 12:23
As mais lidas

A localidade de Puerto Madero, em Chiapas, México, foi evacuada na sequência do alerta de tsunami, depois do sismo registado na região na noite de quinta-feira

A localidade de Puerto Madero, em Chiapas, México, foi evacuada na sequência do alerta de tsunami, depois do sismo registado na região na noite de quinta-feira, anunciaram as autoridades mexicanas.

A agência da protecção civil de Chiapas revelou que a evacuação estava em curso e divulgou imagens de residentes a serem transportados para o que parece ser um abrigo. Não foram fornecidos mais pormenores.

Um alerta de tsunami foi lançado após o sismo ter sido registado na costa sudeste do México na quinta-feira à noite.

O serviço geológico norte-americano diz que o terramoto teve uma magnitude de 8,1 na escala de Richter, o Presidente mexicano fala em 8,2 -- o maior no México nos últimos 100 anos - e o Serviço Sismológico Nacional do México elevou a magnitude para 8,4.

As autoridades mexicanas dizem que um hotel colapsou em Oaxaca, mas não houve registo de mortes e foram encerradas as escolas em pelo menos 11 estados para verificações de segurança.

O Presidente do México, Enrique Peña Neto, advertiu hoje a população para a possibilidade de nas próximas 24 horas se registar uma forte réplica do terramoto que sacudiu o país na quinta-feira à noite.

Em declarações ao canal de televisão Televisa, Peña Nieto disse que os mexicanos precisam de estar muito atentos e que a réplica pode superar a magnitude de 7 na escala de Richter, após recordar que em 1985 ocorreu uma réplica muito potente, de 7,5, um dia depois do primeiro grande sismo de magnitude 8,1.

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.