Sábado – Pense por si

Polícia desmantela célula do Daesh em Espanha e Marrocos

As forças policiais espanholas e marroquinas desmantelaram hoje uma célula jihadista numa operação em que detiveram cinco alegados terroristas em Marrocos e um no território espanhol no norte de África de Melila

As forças policiais espanholas e marroquinas desmantelaram hoje uma célula jihadista numa operação em que detiveram cinco alegados terroristas em Marrocos e um no território espanhol no norte de África de Melila, entre os quais o líder da organização.

O Ministério do Interior espanhol informou hoje, em Madrid, que os detidos formavam uma célula terrorista que se encontrava num nível perigoso de activação.

O líder desta célula, de 39 anos e nacionalidade espanhola, foi detido pelas autoridades de Marrocos quando se encontrava nesse país para tentar captar e doutrinar novos membros, seguindo a estratégia do Daesh (acrónimo em árabe do Estado Islâmico).

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.