Sábado – Pense por si

Polícia desmantela célula do Daesh em Espanha e Marrocos

As forças policiais espanholas e marroquinas desmantelaram hoje uma célula jihadista numa operação em que detiveram cinco alegados terroristas em Marrocos e um no território espanhol no norte de África de Melila

As forças policiais espanholas e marroquinas desmantelaram hoje uma célula jihadista numa operação em que detiveram cinco alegados terroristas em Marrocos e um no território espanhol no norte de África de Melila, entre os quais o líder da organização.

O Ministério do Interior espanhol informou hoje, em Madrid, que os detidos formavam uma célula terrorista que se encontrava num nível perigoso de activação.

O líder desta célula, de 39 anos e nacionalidade espanhola, foi detido pelas autoridades de Marrocos quando se encontrava nesse país para tentar captar e doutrinar novos membros, seguindo a estratégia do Daesh (acrónimo em árabe do Estado Islâmico).

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.