Secções
Entrar

Venezuela: ONU pede libertação de dois opositores do regime

15 de junho de 2015 às 15:49

Um deles, Leopoldo López, está em greve de fome desde Maio. Ambos estão detidos há mais de um ano

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Zeid Ra'ad al Husein, criticou hoje as condições de detenção de diversos opositores na Venezuela, questionando ainda a legalidade do processo.

"Estou seriamente preocupado com a legalidade e as condições destas pessoas detidas que exerciam pacificamente a sua liberdade de expressão e de reunião", afirmou Zeid Ra'ad al Husein, na abertura de uma sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, Suíça.

O responsável frisou que alguns opositores estão a cumprir há várias semanas uma greve de fome, situação que aumenta a preocupação da organização internacional.

"Devem ser libertados rapidamente e de forma incondicional", reforçou o Alto Comissário da ONU para os Direitos Humanos.

Zeid Ra'ad al Husein também referiu a ocorrência de situações de "perseguição, ameaças e de insultos públicos" contra os defensores dos Direitos Humanos na Venezuela, especialmente contra aqueles que saíram do país para testemunhar diante das Nações Unidas e de outras instâncias na América Latina.

"Eu e o Alto Comissariado estamos disponíveis para dialogar com as autoridades e outras entidades, de forma a garantir que os Direitos Humanos de todos os venezuelanos são respeitados e para definir um caminho positivo para o futuro", declarou ainda o representante.

Os opositores venezuelanos Leopoldo López (cuja mulher Lilian Tintorri surge nesta imagem, ao centro, durante uma conferência de imprensa pela sua libertação) e Daniel Ceballos iniciaram em Maio último uma greve de fome para exigir a libertação de presos políticos e o agendamento de uma data para a realização de eleições legislativas.

O ex-autarca Daniel Ceballos suspendeu, na quinta-feira, a greve de fome que mantinha há mais de 20 dias, mas Leopoldo López mantém o protesto.

Estes dois opositores estão detidos há mais de um ano e são acusados de crimes relacionados com os actos de violência que ocorreram durante protestos anti-governamentais.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela