Secções
Entrar

UNESCO associa-se oficialmente ao centenário de Saramago e aprova propostas portuguesas

24 de novembro de 2021 às 21:47

Quanto à recomendação da Ciência Aberta, uma forma de a organização reconhecer a promoção de maior partilha no campo da ciência, foi também aprovada por aclamação.

A UNESCO aprovou por consenso associar-se ao centenário do nascimento de José Saramago e ao centenário da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, além de ter adotado formalmente a recomendação sobre Ciência Aberta, uma iniciativa portuguesa.

A Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) aprovou na terça-feira associar-se aos dois centenários lusófonos que se vão celebrar em 2022, fazendo figurar as suas datas nos calendários aniversários.

Quanto à recomendação da Ciência Aberta, uma forma de a organização reconhecer a promoção de maior partilha no campo da ciência, foi também aprovada por aclamação.

Esta é uma recomendação que, segundo o embaixador português António Sampaio da Nóvoa, trará benefícios para os campos da "paz, direitos humanos, desenvolvimento sustentável e bem-estar da humanidade".

A Ciência Aberta foi uma proposta avançada por Portugal, tendo-se tornado uma das principais medidas da Conferência Geral, com o apoio da diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay.

Foi ainda aprovado o Dia Internacional da Geodiversidade, outra iniciativa portuguesa, que se vai assinalar a 06 de outubro todos os anos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela