Secções
Entrar

Trabalhadores marcharam contra privatização dos transportes

21 de maio de 2015 às 17:34

Trabalhadores e sindicalistas protestaram esta quinta-feira, em Lisboa, contra a privatização dos transportes

Dezenas de trabalhadores e sindicalistas protestaram hoje em Lisboa contra a privatização dos transportes, fazendo uma marcha entre o Largo de Camões e a Assembleia da República, e gritando palavras de ordem a pedir a demissão do Governo.

 

A marcha foi a forma de protesto escolhida contra a liquidação/privatização da TAP, da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário e da CP-Carga, contra a subconcessão/privatização do Metropolitano de Lisboa, Carris, Transtejo, Soflusa, STCP [Sociedade de Transportes Colectivos do Porto] e Metro do Porto, contra a entrega a privados dos serviços lucrativos da CP e a destruição da Refer [gestora da estrutura ferroviária] na fusão com as Estradas de Portugal, dizem as entidades organizadoras.

 

"Ainda podemos ganhar esta batalha", afirmou à Lusa o secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, deixando ainda um aviso: "O governo que não pense que depois desta manifestação as coisas vão acalmar. Os trabalhadores dos transportes não vão parar de lutar para defender as empresas que são de todos".

 

Durante a marcha, os manifestantes gritavam palavras de ordem como "Está na hora, está na hora, de o governo ir embora" ou "privatização é roubo à população".

 

O protesto foi organizado pelo Movimento de Utentes dos Serviços Públicos, FECTRANS - Federação de Sindicatos de Transportes e Comunicações, CGTP-IN, outras organizações sindicais, comissões de trabalhadores e outras comissões de utentes.

 

O coordenador da FECTRANS, José Manuel Oliveira, defendeu que as privatizações implicam um serviço público de pior qualidade, menor oferta às populações, serviço mais caro e um incremento do transporte individual, que tem custos ambientais e energéticos para o País. 

 

José Manuel Oliveira defendeu ainda que o transporte público deve ser assumido como uma ferramenta importante para o país, que não deve ser privatizado, e lembrou que todas as empresas em processo de privatização reduziram o número de trabalhadores.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela