Secções
Entrar

Trabalhadores da TST mantêm greve dia 28 e decidem paralisar dois dias em cada mês

Lusa 09 de maio de 2024 às 14:49

A adesão à greve de 24 horas dos trabalhadores da TST, que opera uma rede rodoviária no distrito de Setúbal, rondava os 90 a 95%, segundo Sara Gligo.

Os trabalhadores da Transportes Sul do Tejo (TST) decidiram hoje em plenário manter a greve marcada para dia 28 e paralisar dois dias em cada mês, em datas a definir, disse à agência Lusa fonte sindical.

D.R.

"Não houve qualquer resposta da administração relativamente à proposta de aumento defendida pelos trabalhadores pelo que a luta continua", disse Sara Gligo, dirigente da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans).

Os trabalhadores da TST estão hoje em greve e já têm marcada outra paralisação para dia 28 por um aumento salarial mínimo de 80 euros e 9,60 euros de subsídio de refeição, assim como melhores condições de trabalho.

A adesão à greve de 24 horas dos trabalhadores da TST, que opera uma rede rodoviária no distrito de Setúbal, rondava às 08:15 de hoje os 90 a 95%, segundo Sara Gligo.

Ainda de acordo com a dirigente sindical, a marcação da paralisação para hoje e para dia 28 surgiu depois de a empresa ter aplicado um aumento salarial de 5,89% e um novo subsídio de refeição, de 6,78 euros.

Esse aumento ocorreu depois de os trabalhadores terem rejeitado em plenário, em 15 de abril, o valor proposto pela empresa - um mínimo de 60 euros - e uma subida do subsídio de refeição para 7,30 euros, pagos em cartão de refeição.

Na altura, o sindicato informou a transportadora sobre a rejeição da proposta da empresa em plenário, procurando assim chegar a um valor de equilíbrio entre as duas partes.

Contudo, ainda segundo a dirigente sindical, dois dias depois, a empresa divulgou uma informação referindo que iria aplicar um aumento de 5,89%, "o que para alguns trabalhadores não representa mais 60 euros no vencimento", e um subsídio de refeição no valor de 6,78 euros em dinheiro.

Sara Gligo adiantou que a decisão tomada pelos trabalhadores no plenário realizado hoje vai agora ser participada à empresa.

A TST serve os concelhos de Almada, Seixal e Sesimbra e, segundo a dirigente sindical, tem um total de 900 trabalhadores.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela